quinta-feira, setembro 21, 2006

Os ares de Buenos Aires

Houve em tempos, na Praça do Príncipe Real, em Lisboa, um estabelecimento de vinhos, cujo proprietário tinha vivido durante alguns anos na Argentina.
Regressando a Lisboa, com algum capital, fruto do seu labor nas terras do Eldorado, abriu aquele modesto estabelecimento, na esperança de poder viver, ele e a sua família, dos lucros que lhe adviessem do negócio.
Na parte superior da porta da entrada, havia um caixilho envidraçado, a que vulgarmente se chamava "bandeira". Nesse vidro, em forma de meia-lua, ele mandou pintar um céu azul, com algumas estrelas douradas, e no meio um touro.
Perguntaram-lhe os clientes o significado daquele "vitral", se é que tinha algum significado simbólico.
"Claro, é a capital da Argentina: "Buey nos Aires!"

Navegando em busca de uma possível passagem do Atlântico para o Pacífico, Juan Diaz de Solis encontrou, em 1516, o vasto estuário do Rio de la Plata. Vinte anos mais tarde , em 1536, Pedro de Mendoza fundou, no estuário, uma cidade a que deu o nome de Santa Maria del Buen Aire.
Essa primeira instalação dos espanhóis foi depois destruída pelos indígenas.
Só em 1580, Juan de Garay, fundou novamente uma cidade naquele local, e desta vez definitivamente, para se tornar na magnífica capital da Argentina de hoje..
O nome que lhe pôs não foi demasiado curto: Ciudad de la Santissima Trinidad y Puerto de Santa Maria de Buenos Aires. Para os amigos, "Buenos Aires".
Mas, em todos os documentos oficiais tinha que figurar o nome oficial completo. Como, por exemplo, neste documento notarial:
"en esta dha Ciudad de la Trinidad Puerto de Santa Maria de Buenos ayres en doze dias del mes de Henero de mil y seis cientos y cinquenta y siete años ante mi y dos testigos q’lo firmaron..."

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do seu blog, caro Inácio. Ganhou um leitor.

10:09 da tarde  
Blogger Al Cardoso said...

Nao esqueca, que quanto a esta coisa de nomes, nos portugueses tambem gostavamos de os por grandes, ex: Sao Paulo da Assuncao de Luanda, Sao Filipe de Benguela, ou Santo Nome de D*us de Macau.

Shalom.

11:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home