BLOG
Segundo um dos meus dicionários, Blog é um página da Web cujas actualizações são organizadas cronologicamente. É uma forma abreviada da expressão inglesa "Web Log", o que, há poucos anos, seria traduzido à letra por "Lenha na teia da aranha".
"Web" é uma teia. Não só de aranha, mas também a teia do tear, do fabrico de tecidos. Aparentado, pois, com o "weave" (tecer)
Desde que surgiu a Internet, o termo passou a fazer parte da expressão "World Wide Web" (Rede que engloba todo o mundo), que todos nós conhecemos mais comummente por WWW.
"Log" apareceu na língua inglesa, em fins do século XIV, não se sabe de onde, para designar um pedaço de madeira, que resulta quando se parte lenha. A sua etimologia é desconhecida, pois não se lhe conhece parentela em qualquer outra língua. Talvez seja prima afastada do antigo termo germânico, que designava uma árvore caída.
(Pensando agora melhor, sem ser especialista, não estará também relacionado com o português "lenha", proveniente, por sua vez, do latim legna?)
Como é que a lenha se liga com o nosso "blog"?
Pois bem: antigamente, quando os marinheiros queriam medir a velocidade do navio, atavam um pedaço de madeira, a uma corda, em que faziam nós a intervalos regulares, e lançavam no mar. O pedaço de madeira, ou "log", servia para manter a corda à tona da água. O número de nós da corda, em determinado período de tempo, indicava a velocidade do navio. Daí também o medir-se a velocidade dos navios em "nós" ("knots" em inglês), milhas náuticas por hora.
A velocidade, medida em nós da corda, em cada "log", era registada diariamente num livro de bordo, o livro dos "logs", o "log book".
Por extensão, o "log book", ou simplesmente "log", passou a designar também qualquer livro em que se fazem registos diários, um "diário".
Em informática o verbo "log", na expressão "log in" aproveitou, por extensão, o mesmo significado: registar-se.
E cá temos "log" um livro em que registamos qualquer coisa todos os dias, ou de quando em quando, mas por ordem cronológica.
E se esse registo é feito na teia ou rede da Internet, temos um "Web log", ou, abreviando "BLOG".
Não posso imaginar o que significará "blog" daqui a dez anos. Provavelmente algo de completamente diferente do que o termo designa hoje.
Há duas horas apenas, eu tinha a certeza de que nunca viria a servir-me de um blog. O email de um amigo, que me enviou o endereço do seu enésimo blog, cada um dedicado a um tema diferente, levou-me a pensar que talvez fosse uma solução para arquivar os meus apontamentos sobre palavras com história, que já não me cabem mais nas estantes.
E aqui estou a fazer "login" no meu novo "blog".
Tenham um bom dia, meus senhores (se é que alguém vai ler estas coisas que eu aqui escrevo). E, se quiserem comentar, acho que haverá aqui um lugar para clicar e enviar-me uma palavrinha. Ainda não sei bem como é que isto funciona. Mas será bem-vindo.
10 Comments:
Bom-dia
Gostei muito do seu blog e coloquei-o já nos "Favoritos"
Certamente irei comentar alguns artigos muito em breve
Cumprimentos
Joaquim Moreira
Sempre a ler o seu blog.
joão Moreira
Já reparou que o inverso de blog dá glob ?
Curioso...
EMMF
Bom vindo à blogosfera.
Tenho a certeza que terei bons motivos para me tornar um leitor regular do seu blog.
Caro Inacio:
Bem vindo a "blogsfera", sei que os seus artigos seram interessantes e elucidativos.
Ja tem um link no: "Judeus em Terras de Algodres", assim e mais facil aqui vir.
Um abraco, Shalom.
Mais judeus na net!!!!
Seja benvindo.
Cumprimentos,
.
Muito interessante.
parabens
Adicionei-o aos meus favoritos abrasileirados. Thovah Shanah!
João Batista.
Acabei de adicionar seu feed para meus favoritos. Eu realmente gosto de ler seus posts.
Enviar um comentário
<< Home